domingo, 3 de maio de 2015

O bolo que Garcia gostou

     Meu aniversário se aproxima e com ele sempre vem uma saudadezinha dos meus avós. Folheando o caderno de receitas da minha avó, acabei encontrando uma receita intitulada “o bolo que Garcia gostou”. Garcia sendo o meu avô, pensei que fazer esta receita seria uma boa forma de mantê-los presente nesse aniversário. E ainda é uma receita facílima para você fazer de agrado em um café da manhã para quem quiser homenagear no dia das Mães.


     Mantendo o espirito de caderno da minha avó, fui fiel às metidas e não pesei nada. Ok, foi um pouco de preguiça também, mas o caderno tem cada preciosidade, como deixar as passas “embebidas na birita”, que resolvi me manter o mais fiel possível. Dei uma prolixada no modo de preparo, diferente dela, para que ficasse mais claro e desse menos problema.

     Mãos à massa!

O bolo que Garcia gostou


Ingredientes:
- 200g de manteiga sem sal
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícara (chá) açúcar refinado
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 colher (sopa) de fermento químico
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
- 1/2 xícara (chá) de uvas passas
- “Birita” o suficiente para cobrir as passas (a escolha mais clássica é o rum, mas você pode escolher a bebida que quiser, alcóolica ou não, eu usei um licor de laranja e ficou sensacional)

Modo de preparo:
- Deixe as uvas passas de molho na bebida de sua escolha por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, deixe os ingredientes que estavam na geladeira chegar à temperatura ambiente.

- Pré-aqueça o forno à 200ºC enquanto unta a forma, separa os restos dos ingredientes e começa a preparar a massa.

- Bata a manteiga e o açúcar até formar uma pasta homogênea e sem grumos. À seguir, adicione os ovos, um por vez e incorporando bem cada um deles à pasta de manteiga e açúcar.

- O próximo passo é acrescentar a farinha e o leite de forma alternada, assim: farinha/leite/farinha/leite/farinha. Lembrando sempre da regrinha de bater APENAS O SUFICIENTE para que a massa fique homogênea. Estando ela homogênea, retire as uvas passas da bebida e reserve ambas.

- Agora é hora de acrescentar o fermento químico a massa e, após incorporado, despejar sobre a forma (usa uma redonda com furo no meio, tamanho 23cm). Polvilhe levemente as uvas passas e nozes com farinha e distribua por sobre a massa (eu não fiz isso e, como podem ver na foto, foi tudo para o fundo da forma, hahaha).

- Leve a forma para o forno por 30/40 minutos ou até que a massa esteja firme ao toque e a cozinha esteja cheirando a bolo gostoso. Assim que retirar o bolo do forno faça furinhos pela massa e despeje a bebida reservada à vontade de sua sede por uma birita.

- Espere o bolo esfriar, desenforme e sirva.

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!