quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Biscotti de Pistache

     Existem duas coisas que tenho muito curiosidade de provar desde que comecei a me aprofundar seriamente na confeitaria: biscotti e scones. Dessa vez, resolvi saciar minha vontade dos italianos biscotti  e deixarei os britânicos scones  para uma próxima.

     Biscotto, biscotti no plural, quer dizer "assado duas vezes" em italiano. Os italianos assavam essa iguaria para garantir que ficassem sequinhos e crocantes. E é bem isso que eles são: biscoitinhos que lembram uma torradinha doce. Hoje em dia eles fazer sucesso na Europa e Estados Unidos, sendo consumido principalmente como acompanhante de uma xícara de café ou chá.

     A variedade de sabores é bem grande e o pistache pode ser substituído por qualquer outra oleaginosa ou chocolate.  Assim como as raspas de laranja podem ser substituídos por qualquer outro aromatizante. Sintam-se à vontade para criar sua própria variedade!

Biscotti de Pistache





Ingrediente:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e 1/4 de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 2 colheres e 1/2 de manteiga sem sal
- 150 gramas de pistache sem sal e sem casca
- 1 laranja
- 2 ovos

Modo de preparo:
- Asse os pistaches 180ºC por dez minutos e reserve. Não desligue o forno. Derreta a manteiga e reserve. Cuidadosamente faça raspas da casca da laranja e reserve. Pique grosseiramente o pistache.

- Peneire e misture a farinha, o açúcar e o fermento. Misture as raspas de laranja e o pistache picado,

- Quebre os ovos em uma tigela e misture com um garfo a baunilha e a manteiga derretida já fria.

- Misture os secos e molhados com o garfo inicialmente, depois com as mãos. Caso a massa fique muito grudenta, acrescente aos poucos mais farinha até formar uma massa consistente.

- Divida a massa em duas partes iguais e faça duas bisnagas do mesmo tamanho. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar por 20 minutos. Retire, espere esfriar, corte em fatias diagonais de 3 à 5 centímetros.

_ Coloque as fatias novamente na assadeira e leve ao forno por mais dez minutos. Passado esse tempo, vire cada uma delas, com cuidado para não se queimar, e deixe por mais 5 minutos no forno. Eles devem estar douradas no fim.

- Esfrie-as sobre uma grade e sirva com um cafézinho ou chá. Guarde-os em um pote ou saquinho bem vedado.



_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Torta de Maçã Holandesa

     Eu tenho intolerância à chocolate. Eu como, particularmente mais do que devia até. Porém, tem épocas que a reação é tão forte que tenho que recorrer à doces que não contenham o ouro preto para saciar meus desejos formiguentos. Uma das minhas tortas favoritas é a de maçã e acabei recebendo uma receita muito boa de um amigo. Tão boa que resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

     AH! Esqueci de falar, agora as receitas virão com videozinhos explicativos! Tenho a sensacional habilidade de falar pra dentro, então, até conseguir um microfone que capte os sons com mais poatência, não vou mostrar a carinha e nem falar nos vídeos. Não nasci pra falar gritando.

Torta de Maçã Holandesa



Recheio:
- 1 kg de maçãs
- 50 gramas de açúcar
- 50 gramas de uva passa preta
- 50 gramas de uva passa branca
- 2,5 colheres de chá de canela em pó
- 1 limão siciliano
- Cidra ou suco de maçã

- Deixe as passas de molho na cidra ou no suco de mação por, no mínimo, duas horas e escorra. Descasque e pique as maçãs em pedaços. Misture com o açúcar, as passas, a canela, o suco e as raspas do limão siciliano.
Deixe descansar enquanto prepara a massa.

Massa:
- 300gr farinha com fermento
- 1 ovo
- 175 gramas de manteiga
- 150 gramas de açúcar
- 1 colher de chá de sal

- Numa tigela pequena bata o ovo com um garf. Pique a manteiga em pequenos quadrados e, pulsando com o processador ou misturando com as mão, forme uma farofinha junto com a farinha, a manteiga, o sal, o açúcar e 2/3 do ovo numa até formar uma bola. Se a massa ficar um pouco grudenta acrescente farinha. Deixe a massa para descansar na geladeira e pré-aqueça o forno em 180-200ºC.

Montagem:
- Manteiga para untar

- Unte a forma. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga ou em uma superfície enfarinhada. Cubra a forma, certificando-se que não fique nenhuma bolha de ar entre a massa e a forma. Coloque o recheio sobre a massa. Abra o 1/4 da massa com um rolo e corte em tiras ou faça tirinhas enrolando pedaços da massa com as mãos e disponha sobre a massa fazendo um xadrez.  Pincele com o 1/3 do ovo reservado.Leve ao forno por cerca de 1 hora e 15 minutos, ela ficará dourada e crocante. Retire do forno e ela poderá ser servida quente com sorvete ou chantily. Pura também é uma delícia!



_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!