quinta-feira, 23 de março de 2017

Biscoitos Ejetados de Canela

     Quem nunca comprou algo que no fundo sabia que não ia usar só para satisfazer um impulso que atire a primeira. Eu mesmo já comprei uma máquina de fazer cupcakes e um ejetor de biscoitos da Wilton. Tá, a máquina de fazer cupcakes eu nunca usei para fazer cupcakes mesmo, mas fiz uns pães de queijo e empadinhas uma vez ou outra. O ejetor de biscoitos eu não usei mesmo. Até agora.
     "Mas o quê é um ejetor de biscoitos?" você pergunta. Na indústria, são aquelas máquinas gigantes por onde a massa dos biscoitos e bolachas que tanto amamos é prensada para que saia no formato desejado em uma esteira onde será assada. Existem, também, ejetores menores, caseiros, e foi um desses que comprei muito tempo atrás. E só agora resolvi usar.


     O que eu comprei foi o Cookie Pro Ultra II da Wilton (esse da imagem acima). Os ejetores funcionam basicamente de forma manual, onde você usa sua força para pressionar a massa para fora, ou automática, modelos que usam pilha onde você só aperta um botão e a máquina faz o esforço para você. O CPUII (abreviei para facilitar) é tipo uma pistola e para para mim foi o melhor custo/benefício da época. Não é preciso muita pesquisa para encontrar as várias reclamações sobre os modelos automáticos e as diferentes formas que eles emperram.
    A receita que estou usando aqui hoje é adaptada do caderninho de receitas da Wilton que veio junto com o CPUII. A massa é bem consistente e achei o resultado bem gostoso, os biscoitos não duraram nem um dia aqui em casa. Não deu tempo nem de contar quantos biscoitos a receita fez, mas acredito que deu uns 60 biscoitinhos. Se não quiser fazer tantos, recomendo fazer a receita inteira e congelar o que não for usar, é mais fácil que dividir a receita e ela dura mais de um mês congelada.
    Ah! A massa funciona em qualquer modelo que você tiver. E, ainda, se não possuir um ejetor, você pode: modelar a massa com a própria mão no formato que desejar; formar um cilindro com a massa e cortar na espessura desejada (recomendo congelar a massa nesse formato coberta com filme plástico para facilitar o trabalho); ou abrir a massa com um rolo e usar cortadores de biscoitos.

Biscoitos Ejetados de Canela



Ingredientes:
- 250g de manteiga sem sal amolecida
- 1 xícara de açúcar refinado
- 2/3 de xícara de açúcar mascavo
- 3 xícaras de farinha de trigo refinada
- 1/3 de xícara de canela em pó
- 1 colher de chá de femernto químico
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno à 180ºC.

- Combine a farinha de trigo, canela em pó, fermento químico e sal em uma tigela.

- Em outra tigela, bata a manteiga com os açúcares até que vire uma pasta leve e macia. Acrescente os ovos, um por vez, batendo bem até que fique homogêneo. Acrescente a baunilha.

- Aos poucos, acrescente a mistura dos secos à massa amanteigada até que forme uma massa de consistência maleável.

- Se tiver um ejetor, essa é a hora em que você vai usá-lo, colocando o necessário no tubo do ejetor para que ele funcione adequadamente. Se não possuir o ejetor, você pode cortar a massa com um molde para biscoitos ou modelar com a mão mesmo. Também é possível fazer um cilindro com a massa e congelá-la enrolada em filme plástico para cortá-la em rodelas ou usá-la posteriormente.

- Ejete ou distribua os biscoitos em uma assadeira coberta com papel manteiga ou tapete de silicone forneável e leve para assar por 10-15 minutos, até que fique com as bordas douradinhas.

- Retire do forno quando estiver pronto e deixe esfriar em uma superfície adequada (uma grade, por exemplo). Repita o processo até que utilize a quantidade de massa que quiser e congele o que sobrar.

- Quando tudo estiver pronto e resfriado, é só comer e ser feliz! 

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quarta-feira, 8 de março de 2017

Petit Four de Cacau e Cereja

     Você sabe o que é um Petit Four? Nem eu, nem os professores dos cursos que eu fiz, sabiam. Uns diziam ser comidinhas pequenas (comparando ao finger food americano, comida que você come com os dedos, sem talher) e, até mesmo, docinhos pequenos que vinham quatro (confundindo o four francês para forno como o four inglês para quatro). Até que um dia eu li um livro do William Curley e da Suzue Curley e finalmente descobri a origem da expressão.
     Antes do forno à gás e elétrico ser inventado, utilizava-se o forno à lenha.  Esse forno era uma grande câmara feita de pedra sobre a lenha acesa. O controle de temperatura não era muito exato, chegava à uma temperatura alta por um período e depois levava muito tempo para esfriar, com a temperatura baixando aos poucos. Essas duas "regulagens" de temperatura eram chamadas de grand four (quando chegava no pico de temperatura) e petit four (quando a temperatura começava a decrescer findo o fogo).
     O petit four era utilizado para assar pequenos biscoitos, bolinhos e tortas. E por isso que esses docinhos ficaram conhecidos por esse nome até hoje. Peguei essa receita do mesmo livro, porém, como não tinha o açúcar de baunilha recomendado aqui, dei uma adaptada para um licor de café no lugar da essência.

Petit Four de Cacau e Cereja


Ingredientes:
- 160g de manteiga sem sal amolecida
- 65g de açúcar de confeiteiro (ou 55g se for usar chocolate em pó, pode ser o açúcar comum também)
- 170g de farinha de trigo refinada
- 10g de cacau em pó (ou 20g de chocolate em pó)
- 30ml de leite integral
- cerca de 15 cerejas em calda cortadas ao meio (ou cerca de 30 inteiras, como eu fiz no caso)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno à 180ºC, enquanto executa os passos seguintes.

- Peneira a farinha com o cacau (ou chocolate em pó) em uma tigela e reserve. 

- Em outra tigela, junte a manteiga e o açúcar, batendo até que forme um creme esbranquiçado. Pode ser com uma batedeira, um fouet ou, até mesmo, um garfo.

- Junte o leite aos poucos até que forme uma massa homogênea. 

- Incorpore essa massa à mistura de farinha e cacau (ou chocolate em pó) anterior até que ela fique lisa e homogênea novamente.

- Agora você pode colocar essa massa em um saco de confeitar e, com o bico de sua preferência, fazer montinhos e colocar as cereja no topo, ou usar uma colher e as mãos para isso. Eu usei um bico 1M da Wilton para fazer rosas, mas confesso que elas ficaram muito grande depois de assadas.

- Leve os petit four para assar no forno pré-aquecido por 12-15 minutos.

Retire os biscoitos do forno quando estiverem assados e deixe esfriar antes de comer.

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!