quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Financier do Le Grand Manuel du Pâtissier

     

     Já começo dizendo: esse talvez seja o livro de confeitaria mais bonito que já adquiri. Não à toa, o livro escrito por Mélanie Dupuis ganhou o Prix d'Excellence 2015 da Relais Desserts, associação da alta confeitaria francesa.
     Mélanie iniciou sua carreira de confeiteira no restaurante Hélène Darroze, consagrado com duas estrelas Michelin. Passou também por diversos serviços de buffet como o Nomad, Lubré Traiteur e Hédiard. Hoje ela dá aulas no Atelier des Sens, onde todos os dias encontra alunos procurando se iniciar no mundo da confeitaria.


     Já falei em outros posts como considero importante fotos das receitas nos livros, por supostamente nos informar que as receitas ali foram supostamente testadas. O Grand Manuel leva isso à outro nível e conta não só com fotos dos pratos prontos como do passo à passo, mas com ilustrações infográficas extremamente detalhadas e caprichadas em explicações, dicas e curiosidades sobre as receitas.
     Além disso é dividido em capítulos de receitas de base, montagem dos doces e um glossário que vai dos utensílios à técnicas de temperagem de chocolate, sova de massa e pontos de calda de açúcar. É um livro rico em informações e praticamente completo.



     E o mais importante: e as receitas? São boas? Eu digo: SIM! Não teve uma receita que tenha testado desse livro que não tenha superado expectativas com o resultado. Inclusive já tomei adaptei umas receitas de base como receitas para usar pra vida.
     Decidi trazer a receita de financier pela sua simplicidade e diversidade. Você pode utilizar as forminhas tradicionais de financier, que lembra barrinhas de ouro (de onde vem o nome, que em francês quer dizer "financeiro"), ou formas de minicupcakes (como eu usei). E porque não fazer em uma forma de bolo para assar um "financierzão"? Além disso, pode trocar a farinha de amêndoa pela farinha de outras castanhas para variar o sabor. O céu é o limite.

PS: A receita original usa amêndoas na decoração, mas eu tinhas umas avelãs de bobeira aqui e usei elas no financier da foto, o que não os deixou menos gostosos. Como eu falei, é uma receita muito diversa!
   
Financier do Le Grand Manuel du Pâtissier


Ingredientes:
- 120g de açúcar extrafino (Glaçúcar), se não achar, use o refinado mesmo
- 60g de farinha de amêndoa
- 40g de farinha
- 100g de manteiga sem sal
- 110g de claras de ovos (mais ou menos a clara de 4 ovos)
- 50g de amêndoa picada grosseiramente para decoração

Modo de preparo:
- Misture a farinha de amêndoa com o açúcar e a farinha peneirando-os em uma tigela.

- Derreta a manteiga em fogo baixo e deixe ela ferver até obter um tom caramelado, mas não deixe queimar! Acredite:é bem fácil perceber o ponto certo porque ela vai liberar um cheiro amendoado. Imediatamente misture aos secos que você peneirou antes.

- Ao poucos acrescente as claras de ovo. Quando formar uma massa homogênea, cubra com filma plástico e deixe descansar na geladeira por 30min ou uma noite.

- Quando for assar, tire da geladeira (se deixou durante a noite, dê uns 15min para ela chegar ficar mais maleável de novo) e pré-aqueça o forno à 180-160ºC.

- Distribua a massa nas formas (untadas com manteiga apenas), decore com os pedaços de amêndoa  e leve ao forno por uns 25 minutos, eles ficam moreninhos e soltam um cheio delicioso quando estão prontos.

- Retire do forno, deixe esfriar por cinco minutos, desenforme e coma!!!

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário