quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Bolo de Morango e Suspiro

     O próximo livro de que vou falar aqui no blog é o "What to bake & How to bake it" da Jane Hornby, porém, eu estava muito indeciso sobre qual receita fazer e fiz uma votação rápida no instagram. Esse bolo acabou ganhando, mas resolvi dar um golpe e testar a receita de doughnuts assado que acabou se revelando tão maravilhosa que será a receita da resenha do livro no próximo post.
     E o que essa receita está fazendo aqui, você pergunta? Um dos votantes deste bolo é um dos meus melhores amigos e está indo morar na França nesta quinta-feira. Como ele é o provador oficial de todas as receitas que posto aqui, e grande fã de morangos, fazer a receita foi minha forma de desejar todo o sucesso e felicidade que a vida trouxer pra ele nessa nova etapa que ele vai entrar.
     Mas isso não é tudo: a receita é MUITO gostosa, então espero que vocês a façam. O ideal seria que você tivesse uma forma de bater a massa e o suspiro ao mesmo tempo. Eu usei minha batedeira para a massa e um mixer com o fouet acoplado para bater o suspiro. Caso não tenha como fazer isso, faça o suspiro antes e, se preciso, bate mais um pouco quando a massa estiver pronta. Ou, ainda, você pode comprar suspiros prontos, quebrá-los e distribuir por cima da massa. Mas adianto que desse jeito não vai ter metade da graça.

Bolo de Morango e Suspiro


Ingredientes para o bolo:
- 110g de manteiga sem sal
- 4 colheres de sopa de creme de leite fresco
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 3 ovos mais duas gemas de ovo
- 150g de açúcar refinado
- 175g de farinha de trigo
- 100g de farinha de amêndoas
- 1/2 colher de chá de fermento para bolo
- 1/4 de colher de chá de sal
- 250g de morangos
Ingredientes para o suspiro:
- 2 claras de ovos
- 100g de açúcar
Decoração:
- Morangos à vontade
- Açúcar de confeiteiro para povilhar

Modo de preparo:
- Limpe os morangos e corte-os em pedaços médios, reserve.

- Derreta a manteiga em uma panela no fogo baixo para que não ferva, misture o creme de leite, o extrato de baunilha e reserve. Pré-aqueça o forno à 180ºC. Unte com manteiga uma forma de fundo falso ou aro de 23-20cm.

- Se não tiver como bater o suspiro ao mesmo tempo que a massa, bata as claras em neve e aos poucos acrescente o açúcar até que forme um merengue consistente e brilhoso e reserve.

- Bata os ovos e gemas com o açúcar da massa até que fique em ponto de fite, a Jane descreve como consistência de mousse. Acrescente a manteiga derretida com o creme de leite e extrato de baunilha enquanto bate em velocidade baixa até que fique homogêneo.

- Aos poucos, acrescente o restante dos ingredientes e misture delicadamente. Misture os morangos cortados à massa e despeje na forma ou aro.

- Certifique-se que a massa está nivelada e, com uma colher, distribua o merengue por cima da massa, formando uma coroa e deixando o centro do bolo livre para que cresça. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos e depois baixe a temperatura para 160ºC por 45-60min.

- Quando um palito inserido no meio do bolo sair limpo, ele está pronto. Retire do forno e espere esfriar. Distribua os morangos para decoração e polvilhe o açúcar de confeiteiro.

- Está pronto para servir.

Espero que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram!!!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Rocambole Suíço de Morango do livro "Bolos Deliciosos"

     Já imaginou um clube informal em que o único objetivo fosse a degustação de bolos feitos pelos participantes e troca de receitas? Pois ele existe: o Clandestine Cake Club. Com suas origens nos cafés que Lynn Hill dava em sua casa e que evoluiu para encontros em diferentes lugares, se espalhando para diferentes locais no globo, este clube resultou na criação do livro "Bolos Deliciosos", reunindo receitas dos mais diversos participantes dele.


     Variedade e simplicidade são as palavras chaves desse livro. Os mais diferentes sabores de massas, coberturas e recheios, estão todos reunidos em receitas que são tão deliciosas para o paladar quanto para os olhos.


     Não sei porque cargas d'água fui escolher uma receita de rocambole em um livro chamado "Bolos Deliciosos". Acho que foi por querer fazer algo diferente, que ainda não tivesse no blog, e por ter feito bolo demais ultimamente. A massa desse rocambole é bem gostosa, porém ficou muito fina e, como não prestei atenção às etapas e não untei a forma antes de forrar com papel manteiga, grudou muito e resultou num rocambole bem destruído como podem ver na foto.
     Ah! Ao contrário do livro, que sugere que o rocambole seja coberto com açúcar polvilhado, eu o cobri com o que tinha sobrado do chantili misturado com o restinho do do morango triturado com açúcar. Primeiro por não gostar muito de doces com muito açúcar e, segundo, para tentar disfarçar um pouco as falhas na foto. Muito a etapa inicial de bater os ovos também, a vida é muito curta para bater clara em neve (eu fiz dos dois jeitos e não fez diferença).

Rocambole Suíço de Morango do livro "Bolos Deliciosos"


Ingredientes da massa:
- 3 ovos grandes
- 170g de açúcar refinado
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 100g de farinha de trigo com fermento (ou acrescente uma colher de chá à farinha comum)
Ingredientesdo recheio e cobertura:
- 250g de morango
- açúcar de confeiteiro à gosto
- 300ml de creme de leite fresco
- 1 colher de café de extrato de baunilha


Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno À 180-200ºC. Unte uma forma 32x23cm e forre com papel manteiga. Se quiser untar o papel manteiga para se certificar que a massa não grude e se desmonte ao sair do forno, não vou te criticar, tá de parabéns.

- Peneire o açúcar e bata com os ovos até que dobrem de volume e forme uma "massa" esbranquiçada e aerada. Isso vai levar uns cinco minutos de ação. Acrescente a colher de extrato de baunilha e deixe incorporar.

- Peneira a farinha na massa e incorpore. Despeje na forma e leve para assar por 10-12 minutos, a massa ficará pronta quando não afunda quando pressionada delicadamente ou se inserido um palito ele sairá limpo.

- Tire do forno e, imediatamente, cubra com uma toalha previamente umedecida (umedecida, hein, não é pra encharcar a toalha) e vire a forma. Retire o papel manteiga com cuidado para nao quebrar a massa caso a danada tenha vencido toda sua cautela e grudado no papel manteiga. Enrole o rocambole usando pano umedecido e deixe esfriar (de preferência de um dia para o outro).

- Quando a massa estiver fria, ou no dia seguinte, bata 75g dos morangos com açúcar de confeiteiro à gosto até virar uma pastinha (você pode peneirar para retirar as sementes ou não, caso queira um crocantinho).  Corte o restante dos morangos da forma que achar melhor, eu corto em fatias horizontais, e misture à pastinha que você fez anteriormente.

- Bata o creme de leite até o ponto de chantili, tomando cuidado para não bater em excesso, acrescente o extrato de baunilha e incorpore. Desenrole o rocambole e espalhe o chantili, sem cobri uma das laterais menores. Caso queira cobrir todo o rocambole com chantili depois, lembre-se de reservar um pouco para isso.

- Misture distribua o morango sobre o chantili e, utilizando o pano como ajudam enrole o rocambole em direção à lateral que não tem chantili (esse lado fica para baixo no final, dando apoio sem espalhar recheio). Polvilhe o rocambole com açúcar à gosto ou cubra com o chantili reservado. Apare as beiradas, decore com morangos e está pronto!

- Provavelmente irá sobrar morango, e talvez até chantili, mas isso não é um problema: sirva-os como coadjuvante do rocambole quando for servir.

Espero que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram!!!

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Picada de Abelha - Bienenstich

     No Rio Gastronomia do ano passado, uma das coisas que experimentei e mais gostei foi o doce alemão bienenstich, ou picada de abelha, da Confeitaria Kurt. Pelo nome, acabou virando a brincadeira do dia no nosso grupo falar do doce sem parar. E, para mim, eu comeria aquele doce sem parar também.
     Passei um bom tempo procurando uma receita para que pudesse fazer minha própria picada de abelha e acabei encontrando essa versão aqui. Vou confessar, tentei mais de três vezes em seguir o passo à passo dessa receita e em nenhuma delas consegui obter o mesmo resultado que eles mostram ali. Porém, usei a receita como base para a que estou postando aqui com algumas modificações.
     O bienenstich é tradicionalmente feito com amêndoas e um creme de confeiteiro feito com fava de baunilha. A fava de baunilha costuma ser muito cara e difícil de encontrar, fora que recentemente adquiri uma implicância com o uso da essência de baunilha, frescura pura, mas virou desculpa para pensar em uma versão tropical do doce. No lugar das amêndoas usei castanha de caju, no lugar da baunilha usei Malibu. Como o creme é fervido, o álcool evapora, mas se você tiver algum problema com o uso de bebidas alcoólicas pode substituir por leite de coco ou algo de sua preferência.
     No mais, vamos ao trabalho!
Picada de Abelha - Bienenstich


Ingredientes para o bolo:
- 3 colheres de chá de fermento instantâneo
- 3/4 de xícara de leite morno
- 1/4 de xícara de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo para pão
- 2 ovos
- 80g de manteiga e mais o suficiente para untar a forma
- 3/4 de colher de chá de sal
Cobertura de castanha de caju:
- 150g de castanha de caju picada
- Mel silvestre suficiente para cobrir uniformemente as castanhas de caju picadas
Creme de confeiteiro de Malibu:
- 500ml de leite
- 3 colheres de sopa de Malibu
- 5 gemas
- 25g de farinha de trigo normal
- 25g de amido de milho
- 150g de açúcar
- 20g de manteiga

Modo de preparo:
- Junte todos os ingredientes do bolo, exceto o sal, na tigela da batedeira e misture com a pá para massa média (raquete/folha) até que fique uniforme e liso. Acrescente o sal e bata mais um pouco. Isso vai demorar uns dez minutos no total. Raspe a lateral e o fundo da tigela, cubra com filme plástico e deixe fermentar por 30-40 minutos enquanto faz o creme de confeiteiro.

- Aqueça o leite com metade do açúcar e o Malibu, sem deixar ferver, só borbulhando na beirada. Misture o amido de milho com o açúcar e bata com as gemas até alcançr um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha e misture. Agora, aos poucos, acrescente o leite quente às gemas sem parar de batar, para nao coze-las. Após acrescentar metade da quantidade de leite, volte com a mistura de gemas e leite para a panela e leve ao fogo baixo, sem parar de bater também. Quando o creme começar a engrossa, conte cinco minutos e tire do fogo para esfriar em um recipiente. Caso acho necessário, pode passar o creme em uma paneira para evitar grumos.

- Pré-aqueça o forno À 180-200Cº.

- Passado os quarenta minutos de descanso, mexa um pouco a massa do bolo e despeje em uma forma com 20cm de diâmetro untada com manteiga. Leve ao forno pré-aquecido por 40-50 minutos, até ele ficar dourado. Retire e deixe esfriar completamente.

- Corte o bolo ao meio e recheie com o creme de confeiteiro. Misture a castanha de caju picada com mel, certificando-se de que está tudo bem coberto de mel. Espalhe por cima do bolo.

- Está pronto para servir!

Espero que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram!!!