Jane Hornby é mais um exemplo de pessoa que trabalha com gastronomia por um chamado da vida. Em 2003 pediu demissão de seu trabalho e se matriculou na Leiths School of Food, dando início à sua carreira como escritora, food stylist e testadora de receitas para revistas, escolas, assim como para a produção de três livros.
Em "What to Bake & How to Bake", Jane nos traz diversas receitas lindamente ilustradas e descritas com passo-à-passos bem explicados e organizados. Eram tantas receitas que eu queria fazer que acabei fazendo uma votação entre amigos no Instagram para decidir, mas no final dei um golpe de estado e resolvi fazer essa receita de doughnuts assado. A ideia de ter um dos meus doces favoritos em minhas mãos sem ter que passar pela chata etapa de fritura era muito boa para ser largada de lado.Isso geralmente acontece quando tentamos fazer receitas de livros estrangeiros: ter que adaptar quantidade de ingredientes pelas diferenças existentes entre os produtos de cada país. Isso acontece com livros nacionais até, mesmo que com menos frequência.
Ps: no livro está escrito que essa massa só fica boa durante um dia, mas não durou o suficiente aqui para testar o estado dela depois de alguns dias no prato. Se vocês conseguirem testar. me conta, por favor.
- 110g de manteiga sem sal
- 180ml de leite integral
- 2 gemas de ovos
- 250g de farinha de trigo (pode precisar de mais para dar o ponto)
- 5g de fermento instantanêo
- 50g de açúcar refinado
- 1/4 de colher de chá de sal
- óleo para untar
Ingredientesdo da cobertura:
- 300g de chocolate meio amargo
- 100g de creme de leite
- Confeitos diversos para decoração
Modo de preparo:
- Derreta a manteiga com o leite em fogo baixo e mexendo sem parar para que não ferva.
- Esta etapa pode ser feita com a mão ou na batedeira com a pá para pão: misture o restante dos ingredientes, exceto o sal, em uma vasilha ou na tigela da batedeira e misture levemente. Acrescente a manteiga/leite aos poucos. Bata coma máquina ou sove com a mão até a massa começar a tomar forma e acrescente o sal.
- A massa deve chegar em um ponto em que não grude excessivamente nas mãos ou nas paredes da vasilha da batedeira, então pode ser necessário acrescentar farinha dependendo da marca utilizada. Na batedeira, eu bati a massa por uns dez minutos.
- Unte uma outra tigela que tenha espaço para a massa crescer com óleo, sem encharcar a tigela. Transfira a massa para essa tigela e cubra com filme plástico. Deixe fermentar em local fresco por pelo menos 4 horas. Eu fiz em uma noite e deixei na geladeira até a manhã do dia seguinte, na gaveta de legumes onde é menos frio.
- A massa não chega a dobrar de tamanho. Estique a massa em uma superfície enfarinha, não deixe ela muito fina como eu fiz, quanto mais grossinha for a rosca, mais gostoso vai ser. Usei cortadores de 6cm e 4cm de diâmetro. Eu preferi assar os miolos como se fossem sonhos do que juntar a massa para fazer mais roscas, mas você pode fazer isso se quiser.
- Distribua a massa cortada em assadeira com forradas com papel manteiga e cubra com um filme plástico untado com óleo e deixe crescer por meia hora ou mais se necessário. O ponto para assar é quando você cutucar a massa e ela ficar amassadinha.
- Pré-aqueça o forno À 190ºC e asse por 10-12 minutos, até que os doughnuts fiquem corados. Retire do forno quando estiverem prontos e deixe esfriar.
- Para a cobertura, derreta o chocolate no microondas aos poucos ou em banho-maria e misture o creme de leite (que deve estar à temperatura ambiente). Mergulhe os doughnuts e os sonhos na cobertura e jogue o granulado por cima para decorar, se quiser.
- Se conseguir, espere secar um pouco, mas se for esgoelado que nem você vai acabar comendo metade no processo e isso é lindo.
Espero que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário