quinta-feira, 4 de maio de 2017

Cheesecake de Café, Uísque e Caramelo

     Fiz esse receita para sobremesa da ceia de Natal do ano passado. Confesso que sou meio preguiçoso pra fazer receitas que exigem várias etapas, mas estava numa fase "café". Mais precisamente, numa fase desse "bolo de café". O cheesecake foi mais uma desculpa pra fazer ele disfarçado.
     Na verdade, você pode adaptar essa receita pra quantos sabores imaginar. Substituindo o café por outros licores, destilados, polpas etc. Assim como na ganache do recheio. E no caramelo da cobertura. Faça a festa e use essa receita como pontapé inicial para a tua criatividade.
     Não existe máxima que me irrite mais do que a "confeitaria é ciência exata, para ser seguida à risca". Arrisque. O máximo que vai acontecer é não dar certo. Mas nem sempre o que deu errado deixa de estar certo. O tanto de receita pra ser seguida como "ciência exata" que surgiram de erros e acidentes - a própria ganache veio de um, muito tempo atrás - tá aí pra provar isso.

Cheesecake de Café, Uísque e Caramelo


Ganache de chocolate e uísque: 
- Use as mesmas proporções e modo de fazer da receita de ganache encontrada aqui. Forre uma forma ou aro de 15 cm de diâmetro com filme plástico, despeje a ganache e deixa na geladeira pra endurecer enquanto faz o resto da receita.

Ingredientes - Bolo:
- 60g de manteiga sem sal
- 50ml de água
- 75g de iogurte natural sem açúcar
- 6g de cacau em pó
- 1 ovos
- 1/2 colher de chá de licor de café ou café fresco
- 140g de açúcar refinado
- 120g de farinha de trigo
- 10g de café solúvel
- Pitada de sal
- 6g de fermento químico

Modo de preparo:
- Seguir o passo à passo do bolo dessa receita, assando o bolo em uma forma ou aro com 20cm de diamêtro untando com manteiga.

-  Depois de assado, espere esfriar. Com o bolo frio, coloque o bolo em uma forma de fundo removível ou aro de 20cm de diâmetro forrado com filme plástico ou com folha de acetato nas laterais.

Ingredientes - Cheesecake:
- 125ml de café
- 30g de gelatina
- 500g de cream cheese
- 200g de açúcar refinado
- 1 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo:
- Hidrate a gelatina no café. Reserve.

- Bata o cream cheese e o açucar até formar um creme homogêneo.  Derreta a gelatina no microondas ou em banho maria seguindo as instruções do fabricante e adicione ao creme.

- Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Acrescente 1/3 ao creme de café que você fez no passo anterior até estar bem misturado. Depois acrescente o resto do chantilly delicadamente.

- Despeje metade dessa mistura sobre o bolo já dentro do aro. Tire a ganache da geladeira e posicione sobre o creme, cobrindo com o resto do mesmo.

- Leve para congelar no congelador, coberto com plástico filme, por pelo menos quatro horas.

Ingredientes - Calda de caramelo:
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo: 
- Em fogo baixo, derreta o açúcar em panela alta (quando você acrescentar o creme de leite, a mistura irá borbulhar e subir bastante). Faça em fogo baixo para não queimar o açúcar. Quando ele começar a ficar dourado no fundo, vá mexendo com uma espátula de silicone, para que derreta uniformemente.

- Quando atingir o ponto de caramelo da sua prefrência (eu não gosto de deixar escurecer muito, cor de guaraná está bom pra mim), acrescente o creme de leite e mexa até que fique uniforme. 

- Deixe esfriar e, SÓ DEPOIS DE ESFRIAR, desenforme o cheesecake que estava no congelador, despeje o caramelo sobre ele e sirva.


_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário