Brontë Aurell é uma cozinheira e confeiteira dinamarquesa conhecida por escrever para revistas e jornais, assim como aparecer em programas de rádio, e, principalmente, pelo café/loja que comanda com seu marido Jonas no West End londrino, o Scandikitchen.
Em seu livro, Brontë conta como sempre foi natural para ela a presença dos conceitos de fika e hygge em suas receitas. Essas duas palavras, que não possuem tradução direta, façam sobre o ato de se encontrar com outros para um café e comidinhas e sobre o sentimento de conforto, respectivamente. As receitas do livro realmente condizem com esses conceitos: todos parecem ser ideal para aquele café com os amigos, trazendo um conforto pra barriga e pro coração. Curiosidade: a palavra dinamarquesa hygge é de difícil pronunciação pois é composto por um fonema que não existe em outras línguas. O livro diz que se pronuncia rú-gú, mas o google translator e um conhecido que já esteve por lá dizem que se pronuncia rí-gui..
Li e reli o livro algumas vezes, assim como fiz e refiz a receita para ter certeza de que o erro não tinha sido meu. Mas algumas coisas pareciam errado, como a quantidade de cobertura indicada no livro e a forma de sua utilização. Resolvi adaptar a receita:, diminui a quantidade de cobertura e, ao contrário do livro que misturava os ingredientes da cobertura e cobria a massa antes de assar, derreti tudo em uma panela e despejei na massa após estar assada. Na foto final dá pra ver que assim ficou muito mais parecido com a foto do livro e, também, até um pouco mais gostoso, pois menos doce.
Ingredientes do massa:
- 250ml de leite integral (não pode estar gelado, o ideal é esquentar bem pouco para que fique morno)
- 100g de manteiga sem sal
- 40g de açúcar refinado
- 1 gema de ovo
- 350g de farinha PARA PÃO
- 25g de fermento INSTANTÂNEO
- 1 colher de chá de cardamomo em pó
- 1 colher de chá de sal
- Assadeira de 35x25cm e papel manteiga
Modo de preparo:
- Misture todos os ingrediente no recipiente da batedeira, MENOS O SAL, e bata com a pá folha/raquete até que comece a ficar homogênea. Acrescente o sal e bata até que a massa fique lisa, soltando da tigela, mas ainda um pouco grudenta na mão. Raspe a tigela para certificar que a massa está bem misturada, cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa crescer por meia hora.
- Passado meia hora, retire a massa e bata um pouco com uma espátula. Forre a assadeira com papel manteiga e distribua uniformemente a massa. Cubra a assadeira com um pano e deixe a massa fermentar por mais meia hora.
- Quando faltar dez minutos, ligue o forno à 180-200ºC. Finalizado o tempo de fermentação, leve a assadeira para o forno por 25-35 minutos, até que a massa fique corada. Retire e deixe esfriar enquanto faz a cobertura.
Ingredientes da cobertura:
- 90g de manteiga sem sal
- 130g de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha (eu usei licor de cacau e ficou muito bom)
Modo de preparo e finalização:
- Misture todos os ingredientes e leve em uma panela ao fogo baixo, até que o açúcar se dissolve, mas sem deixar ferver.
-Despeje a mistura sobre a massa já assada e está pronto para servir!!!
Espero que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário