terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Torta Cartola

     Já adianto que esse vídeo será o pesadelo dos continuístas. Gravado em três dias diferentes, com alguns erros de execução, não fez o requisito no que consta iluminação e cenário. Juro que se tivesse mais tempo refaria tudo. Porém, o mais importante é que vocês façam e experimentem essa receita, ficou maravilhosa. Não durou um dia na geladeira! Então o vídeo fica desse jeito e vocês me perdoem.

     Para quem não sabe, cartola é uma das minhas sobremesas favoritas. Bem simples, consiste de bananas, queijo manteiga e canela polvilhada, tudo isso na chapa. Sou tão fanático que tento adaptar em todas formas possíveis: a Nonna Torta tem lá seu cupcake Cartola e, agora, criei essa torta: uma massa de torta gostosinha de laranja, um recheio saboroso de banana e uma cobertura indescritível de cream cheese polvilhado com canela.

     Vamos combinar que existem muitos tipos de banana e cada um vai ter a sua preferida. Para fazer doces, a banan que mais costumo usar é a d’água. Quanto mais madura, melhor! Deixo ficar quase toda preta mesmo. Porém, sintam-se livres para escolher a banana que quiser, no nível de maturidade que quiser. Só não aconselho a banana da terra, mais por experiência traumática (já quebrei um amassador de batata tentando amassar a demônia, sem saber que elas só amaciam no calor) do que por gosto.

     Ah! E ainda dá pra fazer biscoitinhos assados com o que sobrar da massa! <3

Torta Cartola

Massa:
- 225g de manteiga sem sal
- 150g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 laranja (raspas)
- 1 ovo
- 340g de farinha de trigo

Recheio:
- 6 bananas d´água
- ½ colher de sopa de canela
- 1 laranja (suco)

Cobertura:
- 50g de manteiga sem sal
- 125g de açúcar de confeiteiro
- 75g de cream cheese

Modo de preparo:
- Amacie a manteiga batendo um pouco na batedeira. Acrescente o açúcar, a essência, as raspas da laranja e bata até formar uma massa uniforme. Acrescente o ovo e bata novamente. Quando homogeinizar, acrescente a farinha e incorpore com uma espátula. Quando tomar forma, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira.

- Prepare o rechei enquanto a massa descansa. Pique as bananas e ponha em uma panela. Acrescente a canela e o suco de laranja. Misture e leve ao fogo baixo. Ligue o forno à 180ºC para pré-aquecer enquanto o recheio cozinha. Amasse um pouco as bananas e deixe ferver por uns oito minutos (contando de quando a massa de banana começar a borbulhar). Retire e reserve em uma tigela.

- Retire a massa da torta e abra em cima de filme plástico ou papel manteiga, isso vai facilitar na hora de passar a massa para a forma. Cubra a forma com a massa e certifique-se de que não ficou nenhuma bolha de ar fazendo furinhos com um garfo. Leve para assar no forno já pré-aquecido até que as bordas comecem a dourar. Enquanto a torta assa, faça a cobertura.

- Bata a manteiga da cobertura na batedeira para amaciar. Peneire o açúcar de confeiteiro na tigela e bata até que se incorpore à manteiga e forme uma massa branca e homogênea (isso demora mesmo). Acrescente o cream cheese e bata até ficar uniforme de novo. Reserve.

- Quando as bordas da torta no forno começarem a dourar, retire e deixe esfriar um pouco. Recheie com o doce de banana e cubra com a cobertura de cream cheese finalizando com a canela polvilhada. Resfrie na geladeira até o momento de servir.


_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Biscotti de Pistache

     Existem duas coisas que tenho muito curiosidade de provar desde que comecei a me aprofundar seriamente na confeitaria: biscotti e scones. Dessa vez, resolvi saciar minha vontade dos italianos biscotti  e deixarei os britânicos scones  para uma próxima.

     Biscotto, biscotti no plural, quer dizer "assado duas vezes" em italiano. Os italianos assavam essa iguaria para garantir que ficassem sequinhos e crocantes. E é bem isso que eles são: biscoitinhos que lembram uma torradinha doce. Hoje em dia eles fazer sucesso na Europa e Estados Unidos, sendo consumido principalmente como acompanhante de uma xícara de café ou chá.

     A variedade de sabores é bem grande e o pistache pode ser substituído por qualquer outra oleaginosa ou chocolate.  Assim como as raspas de laranja podem ser substituídos por qualquer outro aromatizante. Sintam-se à vontade para criar sua própria variedade!

Biscotti de Pistache





Ingrediente:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e 1/4 de açúcar refinado
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 2 colheres e 1/2 de manteiga sem sal
- 150 gramas de pistache sem sal e sem casca
- 1 laranja
- 2 ovos

Modo de preparo:
- Asse os pistaches 180ºC por dez minutos e reserve. Não desligue o forno. Derreta a manteiga e reserve. Cuidadosamente faça raspas da casca da laranja e reserve. Pique grosseiramente o pistache.

- Peneire e misture a farinha, o açúcar e o fermento. Misture as raspas de laranja e o pistache picado,

- Quebre os ovos em uma tigela e misture com um garfo a baunilha e a manteiga derretida já fria.

- Misture os secos e molhados com o garfo inicialmente, depois com as mãos. Caso a massa fique muito grudenta, acrescente aos poucos mais farinha até formar uma massa consistente.

- Divida a massa em duas partes iguais e faça duas bisnagas do mesmo tamanho. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve para assar por 20 minutos. Retire, espere esfriar, corte em fatias diagonais de 3 à 5 centímetros.

_ Coloque as fatias novamente na assadeira e leve ao forno por mais dez minutos. Passado esse tempo, vire cada uma delas, com cuidado para não se queimar, e deixe por mais 5 minutos no forno. Eles devem estar douradas no fim.

- Esfrie-as sobre uma grade e sirva com um cafézinho ou chá. Guarde-os em um pote ou saquinho bem vedado.



_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Torta de Maçã Holandesa

     Eu tenho intolerância à chocolate. Eu como, particularmente mais do que devia até. Porém, tem épocas que a reação é tão forte que tenho que recorrer à doces que não contenham o ouro preto para saciar meus desejos formiguentos. Uma das minhas tortas favoritas é a de maçã e acabei recebendo uma receita muito boa de um amigo. Tão boa que resolvi compartilhar com vocês. Espero que gostem!

     AH! Esqueci de falar, agora as receitas virão com videozinhos explicativos! Tenho a sensacional habilidade de falar pra dentro, então, até conseguir um microfone que capte os sons com mais poatência, não vou mostrar a carinha e nem falar nos vídeos. Não nasci pra falar gritando.

Torta de Maçã Holandesa



Recheio:
- 1 kg de maçãs
- 50 gramas de açúcar
- 50 gramas de uva passa preta
- 50 gramas de uva passa branca
- 2,5 colheres de chá de canela em pó
- 1 limão siciliano
- Cidra ou suco de maçã

- Deixe as passas de molho na cidra ou no suco de mação por, no mínimo, duas horas e escorra. Descasque e pique as maçãs em pedaços. Misture com o açúcar, as passas, a canela, o suco e as raspas do limão siciliano.
Deixe descansar enquanto prepara a massa.

Massa:
- 300gr farinha com fermento
- 1 ovo
- 175 gramas de manteiga
- 150 gramas de açúcar
- 1 colher de chá de sal

- Numa tigela pequena bata o ovo com um garf. Pique a manteiga em pequenos quadrados e, pulsando com o processador ou misturando com as mão, forme uma farofinha junto com a farinha, a manteiga, o sal, o açúcar e 2/3 do ovo numa até formar uma bola. Se a massa ficar um pouco grudenta acrescente farinha. Deixe a massa para descansar na geladeira e pré-aqueça o forno em 180-200ºC.

Montagem:
- Manteiga para untar

- Unte a forma. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga ou em uma superfície enfarinhada. Cubra a forma, certificando-se que não fique nenhuma bolha de ar entre a massa e a forma. Coloque o recheio sobre a massa. Abra o 1/4 da massa com um rolo e corte em tiras ou faça tirinhas enrolando pedaços da massa com as mãos e disponha sobre a massa fazendo um xadrez.  Pincele com o 1/3 do ovo reservado.Leve ao forno por cerca de 1 hora e 15 minutos, ela ficará dourada e crocante. Retire do forno e ela poderá ser servida quente com sorvete ou chantily. Pura também é uma delícia!



_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

terça-feira, 28 de julho de 2015

Creme de Café Irlandês

     Inverno carioca é essa coisa doida que nunca se decide se faz frio ou calor. Quando pensei nessa receita, estava frio e, portanto, ela traz um certo calorzinho interno graças ao chocolate e o uísque. Porém não é uma receita fácil de se recusar no calor e por isso resolvemos colocá-la no ar mesmo agora em que o tempo abriu, o sol saiu e já não está mais tão frio assim.

Creme de Café Irlandês



Ingredientes para a ganache:
- 200g de chocolate meio amargo
- 225g  de creme de leite fresco (35% de gordura)
- 2 colheres de sopa de açúcar refinado
- 2 colheres de sopa de uísque

Ingredientes para o creme de café:
- 225g  de creme de leite fresco (35% de gordura)
- 45g de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de extrato ou licor de café

Para decorar:
- Cacau em pó

Modo de preparo:
- Pique bem o chocolate. Leve o creme de leite fresco e o açúcar ao fogo em uma panela até que comece a formar bolinhas nas beiradas (não deixe ferver). Despeje o líquido quente sobre o chocolate, espere um pouco e mexa bem, dissolvendo o chocolate fazendo uma mistura homogênea (você pode usar a ajuda de um mixer, só cuidado para não incorporar ar à mistura). Acrescente as colheres de uísque e homogenize novamente. Porcione em três copinhos e leve para refrigerar por, no mínimo, meia hora ou até a hora de servir.

- Com a ganache refrigerada, bata o restante do creme de leite fresco com o açúcar de confeiteiro até o ponto de chantilly (se utilizar uma batedeira, cuidado para não passar do ponto, o que resulta num gosto acentuado de manteiga). Incorpore o extrato/licor de café delicadamente. Retire os copinhos da refrigeração e distribua o chantilly, utilizando um saco de confeiteiro ou uma colher mesmo. Polvilhe o cacau em pó por cima do chantilly e sirva.

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cheesecake com Geleia de Frutas Vermelhas

     
Clique na imagem para comprar o livro
     Tenho pai diabético. E foi pensando nele que comprei o livro “Sobremesas sem açúcar” de Sophie Dupuis-Gaulier da Editora Alaúde.
Sophie Dupuis-Gaulier

     Sophie é uma autora e estilista culinária belga que escreve para diversas revistas culinárias, assim como apresenta programas na televisão. Suas receitas são bem simples e diretas, o livro possui ilustrações bonitas e algumas dicas interessantes de como substituir o açúcar por outros tipos de adoçantes, naturais e sintéticos.

     Escolhi fazer o Fiadone, algo parecido com um cheesecake de queijo de cabra, por ser uma das receitas que usavam adoçante culinário sintético que me pareceu mais interessante. AO meu pai também. Testei a receita com alguns tipos de adoçantes e não aconselho o uso da estévia, ela deixa um gosto residual muito amargo na boca. O adoçante que teve melhor resultado foi um que continha sucralose, então, procurem por adoçantes deste tipo.

     O livro possui muitas outras receitas saborosas, aconselho tanto para os diabéticos quanto para os que não seguem dietas restritivas. Façam esta receita e comprovem vocês mesmo.

Fiadone
Fiadone com geleia de amora sem açúcar

Ingredientes:
- 1 limão siciliano
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de adoçante em pó culinário
- 450g de queijo de cabra do tipo broccio ou brousse (cream cheese também funciona)
- Manteiga sem sal para untar
- Geleia sem açúcar para cobrir (opcional)
- uma travessa de 20x20cm ou 20cm de diâmetro.

Modo de preparo:
- Lave o limão, raspe a casca em um ralador fino e depois extraia o suco.

- Bata os ingredientes com as raspas e o suco do limão. Pode ser com um fouet, na batedeira ou em um liquidificador. Ela fica bem líquida memso.


- Unte a travessa com manteiga, despeje a massa e ponha no forno para assar por uns 40 minutos ou até ficar dourado por cima. Ela vai ficar rachadinha, não tem jeito. A receita não tem cobertura, mas cobri com uma geleia de amoras sem açúcar e ficou muito bom.
Fiadone sem a geleia


_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

domingo, 3 de maio de 2015

O bolo que Garcia gostou

     Meu aniversário se aproxima e com ele sempre vem uma saudadezinha dos meus avós. Folheando o caderno de receitas da minha avó, acabei encontrando uma receita intitulada “o bolo que Garcia gostou”. Garcia sendo o meu avô, pensei que fazer esta receita seria uma boa forma de mantê-los presente nesse aniversário. E ainda é uma receita facílima para você fazer de agrado em um café da manhã para quem quiser homenagear no dia das Mães.


     Mantendo o espirito de caderno da minha avó, fui fiel às metidas e não pesei nada. Ok, foi um pouco de preguiça também, mas o caderno tem cada preciosidade, como deixar as passas “embebidas na birita”, que resolvi me manter o mais fiel possível. Dei uma prolixada no modo de preparo, diferente dela, para que ficasse mais claro e desse menos problema.

     Mãos à massa!

O bolo que Garcia gostou


Ingredientes:
- 200g de manteiga sem sal
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícara (chá) açúcar refinado
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 colher (sopa) de fermento químico
- 4 ovos
- ½ xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
- 1/2 xícara (chá) de uvas passas
- “Birita” o suficiente para cobrir as passas (a escolha mais clássica é o rum, mas você pode escolher a bebida que quiser, alcóolica ou não, eu usei um licor de laranja e ficou sensacional)

Modo de preparo:
- Deixe as uvas passas de molho na bebida de sua escolha por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, deixe os ingredientes que estavam na geladeira chegar à temperatura ambiente.

- Pré-aqueça o forno à 200ºC enquanto unta a forma, separa os restos dos ingredientes e começa a preparar a massa.

- Bata a manteiga e o açúcar até formar uma pasta homogênea e sem grumos. À seguir, adicione os ovos, um por vez e incorporando bem cada um deles à pasta de manteiga e açúcar.

- O próximo passo é acrescentar a farinha e o leite de forma alternada, assim: farinha/leite/farinha/leite/farinha. Lembrando sempre da regrinha de bater APENAS O SUFICIENTE para que a massa fique homogênea. Estando ela homogênea, retire as uvas passas da bebida e reserve ambas.

- Agora é hora de acrescentar o fermento químico a massa e, após incorporado, despejar sobre a forma (usa uma redonda com furo no meio, tamanho 23cm). Polvilhe levemente as uvas passas e nozes com farinha e distribua por sobre a massa (eu não fiz isso e, como podem ver na foto, foi tudo para o fundo da forma, hahaha).

- Leve a forma para o forno por 30/40 minutos ou até que a massa esteja firme ao toque e a cozinha esteja cheirando a bolo gostoso. Assim que retirar o bolo do forno faça furinhos pela massa e despeje a bebida reservada à vontade de sua sede por uma birita.

- Espere o bolo esfriar, desenforme e sirva.

_ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Brownie com Avelã do livro "Do forno para a mesa – o livro de receitas definitivo das delícias assadas"

para uma assadeira 23x30 (fiz em uma 25x25)

Ingredientes:
- 100g de avelãs
- 175g de manteiga sem sal
- 30g de chocolate meio amargo
- 300g de açúcar refinado
- 200g de farinha de trigo
- 25 g de cacau em pó (ou 50g de chocolate em pó e diminua o açúcar para 250g)
- 4 ovos

Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno à 200ºC.
- Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria e deixe descansar (ou derreta a manteiga direto em uma panela e mergulhe o chocolate em pedaços, ele derreterá sem queimar enquanto continua esse passo à passo).
- Distribua as avelãs em uma assadeira e ponha no forno. Enquanto elas estão no forno, separe os ingredientes e forre a forma do brownie com papel manteiga (pode molhar a forma um  pouco para que grude).
- Amornada a mistura de manteiga e chocolate, acrescente o açúcar e misture. Bata os ovos o suficiente apenas para que percam um pouco da viscosidade e acrescente aos poucos à mistura anterior, mexendo sempre.
- Peneira a farinha e o cacau em pó e misture até homogeneizar. Acrescente as avelãs, reservando algumas. Distribua a massa igualmente na forma e espalhe as avelãs reservadas por cima dela.
- Leve ao forno por 15-20 minutos, estará pronto quando começar a formar uma casca por toda cima de toda a massa e um palito enfiado saíra um pouco úmido ainda.
- Ao retirar do forno, peneire o cacau em pó em cima do brownie se desejar, corte e sirva. Com uma bola de sorvete de creme fica ainda mais delicioso.

     _ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

Clique aqui para ler a resenha do livro

Resenha: Do forno para a mesa – o livro de receitas definitivo das delícias assadas

     - Ei, Nipo, você tem tantos livros, que tal fazer umas resenhas e testar as receitas deles para indicar para as pessoas?
     - Ótima ideia, sua linda!


_-*-_

Clique na imagem para comprar o livro
     
     Vamos começar essa série de resenhas com o primeiro livro que comprei após ter decidido trabalhar com confeitaria: “Do forno para a mesa – o livro de receitas definitivo das delícias assadas” de Caroline Bretherton, da Editora PubliFolha.


     Caroline Bretherton trabalhou como modelo durante oito anos antes de se dedicar à sua paixão por comida. Em 1995 ela fundou sua empresa de catering dando início à uma carreira de sucesso com uma longa lista de clientes famosos e importantes. Em 2009, Caroline começa a escrever começou a escrever para jornais e em 2011 escreveu seu primeiro livro. A autora é conhecida por receitas leves, frescas e estilosas.

     “Do forno para a mesa” segue os padrões dos livros da Editora PubliFolha: é muito bem ilustrado, com adaptações e notas que ajudam a trazer receitas estrangeiras ao cotidiano brasileiro, mesmo que alguns passos das receitas às vezes não fique tão claro. Estes passo à passo são bem intuitivos e possuem receitas matrizes ilustradas para que se veja algumas das técnicas utilizadas nas receitas, com variantes que seguem a lógica da receita matriz.

      Pode parecer besteira, mas ilustrações em livros de receitas são muito importantes. Não apenas para que se tenha uma ideia de como a receita ficará ao ser concluída, mas, também, pela suposição de que estas foram testas e, portanto, irão realmente funcionar em seu forno.

     Escolhemos fazer uma receita de brownie desta vez. No caso, a receita de brownie com avelã. Por ser uma receita simples, versátil e queridinha dos lariquentos de plantão. Sua versatilidade se encontra na possibilidade de substituir as avelãs pelo que você quiser: outros tipos de castanhas, frutas vermelhas ou diferentes tipos de chocolates em pedaços. Ou, até mesmo, colocar mais de um desses itens de uma vez só.

     Achamos esse brownie bem saboroso, mais para um bolinho denso do que um brownie. Isso se dá pela maneira que é feito. Clique aqui para ver o passo a passo dessa receita e com uns toques da Nonna para deixar com mais cara de brownie.





domingo, 5 de abril de 2015

Pão Australiano (por Fernando Santana)

     - Ei, Nonna, hoje estréia a primeira receita do nosso colunista convidado! O Fernando vai trazer umas receitas salgadas bem gostosas para nós.
     - Já estou esperando ele languidamente em meu bourdoir!
     - NONNA!!!
_-*-_

     Ei, gente! Quem escreve esse post é o Fernando, de Minas Gerais. Eu, Pedro e a Nonna ensaiamos uma parceria onde eu contribuo de vez em quando com uns posts aqui, no Blog da Nonna. Apesar de ser doido por doces, vou dar pitacos relacionados a orgânicos, pães e comida boa/saudável. Sou um dos donos de uma startup – a Taioba & Co. – que ajuda pessoas a repensarem a forma como comem através do resgate da ideia de “comida local”: conhecer quem produz sua comida, pra nós, faz toda a diferença. Preparar o que você come, além de divertido/terapêutico, também pode ser um bom caminho pra ter uma vida mais saudável.

     Pra começar, vamos de pão. Como hoje é Páscoa, escolhemos (Não vou mentir, o Pedro me pressionou!) o australiano, que leva cacau e fica muito bom com um pouco de manteiga. Toda receita de pão é simples e pode ser feita em casa sem grandes dificuldades. A recompensa é enorme: um pão caseiro dá uma surra naquelas versões empacotadas e cheias de conservantes.


Pão Australiano

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral;
- 1 xícara (chá) de farinha de centeio;
- 1 colher (sopa) de sal;
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (ou um saquinho de 10g);
- 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
- 1 colher (sopa) de cacau em pó ou 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau;
- ¼ de xícara (chá) de mel;
- 1 xícara (chá) de água morna;
- 50g de manteiga com sal (aproximadamente ¼ da barra que você compra no supermercado);

 - Para personalizar seu pão, você também pode usar pequenas quantidades de especiarias em pó (canela, cardamomo, noz moscada, cúrcuma, cravo-da-índia...); nesse caso, misture-as junto com as farinhas e não use quantidades superiores a uma colher de chá.


Modo de preparo:
     - Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes secos. Deixe pra colocar o fermento depois que o sal estiver bem misturado com as farinhas, já que o contato direto entre os dois atrapalha o desempenho do primeiro. Por fim, adicione os ingredientes molhados (manteiga, mel e água) e misture bem, até que a massa esteja homogênea.

     - Transfira a mistura para uma superfície lisa e limpa – granito, vidro, madeira – para a sova; polvilhe com farinha para que não grude, mas use uma quantidade pequena: uma colher de chá deve ser suficiente. Esse é o momento de apertar, bater, esticar e espancar a massa. (Vale usar a sova pra externar sentimentos ruins, também. Seu chefe torrou sua paciência? Imagine que a bola de massa é a cara dele. Sempre funciona.) Dobrar a massa sobre ela mesma ajuda muito a ativar o glútem; é assim que teremos um pão fofinho e macio. Eu gosto de sovar meus pães por pelo menos 10 minutos. Tente chegar perto disso. (Juro que vale a pena.)

     - Com a pancadaria, você vai obter uma massa macia, uniforme e elástica. (E queimar calorias antes mesmos de enfiar a cara no pão.) Volte com a mesma para uma tigela, cubra (pano úmido, plástico filme ou uma tampa, mesmo), e deixe-a descansar até dobrar de tamanho. O tempo pode variar de uma hora e meia a três horas, dependendo da temperatura do ambiente. No verão do Rio, esse pão dobra de tamanho em 40 minutos!


     - Massa inflada? Tá na hora de modelar o seu pão. Eu uso aquela fôrma de bolo inglês, retangular, bem untada e enfarinhada. Não tem fôrma pra pão? Sem problemas, faça uma bola e, usando as duas mãos, alongue a massa e transforme-a em um filão. Polvilhe o seu pão com farinha de centeio ou fubá, coloque na assadeira e cubra-o com um pano úmido; deixe descansar por mais uma hora (ou até que ele dobre de tamanho mais uma vez).

     - Pronto! Asse seu pão por aproximadamente 35 minutos, em um forno preaquecido a 200 graus (temperatura média). Após assado (um pão “no ponto” produz um som oco quando batemos nele com uma colher), deixe esfriar em uma grade ou em um pano seco, de modo que o fundo do pão não fique úmido por causa do vapor.

Gostou? Comente! Fotografe sua receita e use a hashtag #nonnatorta no Instagram e no Twitter para sabermos como ficou seu pão australiano. Dúvidas? Comentem ou marquem @nonnatorta/@fcanazart!  Boa Páscoa procês!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Muffin de Limão Siciliano, Frutas Silvestres e Amêndoas

     _ Nipo, já é a terceira vez que mexe nessa receita de muffin de mirtilos, qual foi, hein?
     _ Nonna, é que além de ser uma das minhas receitas preferidas, é tão versátil que cada vez que faço eu acabo achando que está melhor que antes. Você pode, por exemplo, usar qualquer frutinha silvestre sem caroço como o mirtilo ou framboesas, amoras, cranberry e até morangos.
     _ Hmmmm... que delícia! Que tal a gente dar a receita para todo mundo criar sua própria versão preferida?!
     _ Ótima ideia!!! Vou passar uma versão facilitada, parecida com a que vendemos, mas mais prática pra fazer no dia a dia!




Muffin de Limão Siciliano, Frustas Silvestres e Amêndoas
(rende 12 muffins médios)
Ingredientes do bolo:
- 3 xícaras de farinha de trigo comum (350g)
- 1 colher de sopa de fermento (15ml)
- 2 xícaras de açúcar refinado (350g)
- 150g de manteiga
- 1/2 xícara de leite desnatado
- 2 ovos
- 100g de frutas silvestres (mirtilo, framboesa, amora, cranberry, morango)
- 50g de amêndoas laminadas tostadas


Mode de fazer:
- Pré-aqueça o forno à 200ºC. 
- Separe todos os ingredientes. Todos os secos (farinha, açúcar e fermento) em um mesmo recipiente.
- Derreta a manteiga, espere esfriar um pouco e misture ao leite com os ovos.
- Gentilmente misture secos e molhados, de forma bem precária, não é necessário que ela fique com uma aparência homogênea.
- Distribua a massa nas forminhas de muffin, ou cupcake, e distribua as frutinhas silvestres e amêndoas laminadas por sobre as massas.
- Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos, até que ele fique douradinho em cima e um palito saia limpo quando enfiado no meio de um dos muffins.
- Retire do forno quando pronto, espere esfriar e se delicie com um chá gelado para acompanhar.
     
     _ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

domingo, 1 de março de 2015

Bolo de Cenoura e Brigadeiro de Microondas

     
     _ Nipo, tô gata?
     _ Que orelhas são essas, Nonna?
     _ Já tô no clima da Páscoa e me deu vontade de bolo de cenoura com brigadeiro que faz casquinha!!!
     _ Hmmmmm...
     _ Faz pra miiiiiim, vaaaaai! Sua receita é tão fácil e o brigadeiro, então, nem se fala! No microondas, não demora nem dez minutinhos...
     _ Ok, ok, ok... Para o bolo, a receita que tenho não tem medidas em copos e colheres, então vou dar as medidas do livro Panelinha da Rita Lobo para quem não tiver balança em casa.



Bolo de Cenoura e Brigadeiro de Microondas
(para uma forma retangular de 21x30 ou forma padrão redonda com furinho no meio)
Ingredientes do bolo:
- 2 xícaras de farinha de trigo comum (315g)
- 1 colher de sopa de fermento (15ml)
- 1 xícara de chá de óleo de canola (210ml)
- 2 xícaras de açúcar refinado (360g)
- 4 ovos
- 1 cenoura grande (e grossa!)

Ingredientes para o brigadeiro de microondas:
- 1 lata de condensado
- 1 colher de sopa de manteiga (20g)
- 6 colheres de sopa de chocolate em pó (se quiser ser bem bagaça pode usar achocolatado)

Mode de fazer:
- Pré-aqueça o forno à 180ºC.
- Separe todos os ingredientes.
- Descasque a cenoura e corte ela bruscamente (podem ser rodelas, lascas, ralar, a simpatia que quiser).
- Bata as cenouras no liquidificador e bata. Acrescente o óleo e bata novamente até homogenizar.
- Acrescente o o açúcar e bata novamente, depois de tudo misturando, acrescente os ovos um de cada vez.
- Com tudo batido e homogenizado, transfira para uma tigela (bowl pras ricas).
- Acrescente a farinha aos poucos misturando a massa de baixo pra cima (mas se mexer feito louca dá certo também!).
- Despeje a massa em uma forma retangular forrada com papel manteiga (pode passar uma aguinha na forma pra ajudar a grudar o papel) ou na forma tradicional enfarinhada e leve ao forno por, mais ou menos, 40 minutos.
- Retire do forno quando estiver pronto e enquanto isso faça o brigadeiro.
- Junte e misture todos os ingredientes dentro de um recipiente de bordas altas que possa ir ao microondas.
- Leve ao microondas por 3 minutos, retire e mexa um pouco para homogenizar e retorne ao microondas por mais três minutos.
- Mexa uma última vez o brigadeiro até homogenizar e despeje por cima do bolo.
- Espere esfriar, coma e seja feliz.

     _ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Cookies de Confeti

     _ Nipo, o que você vai fazer para me alimentar nesse Carnaval?
     _ Tem que ser temático?
     _ De preferência, né, queridinho...
     _ Serve um colorido cookie de confeti?
     _ Hmmmmmmm!!! Serve!
     _ Bora fazer então! Colocamos as medidas das colheres em mililitro porque algumas possuem essa marcação.


Cookies de Confeti
(receita adaptada daqui: Joy of Baking)
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo comum (260g)
- 1 1/2 colher de chá de fermento (7,5ml)
- 1/2 colher de chá de sal (1,2ml)
- 170g de manteiga sem sal (se utilizar a salgada, elimine o sal anterior)
- 2/3 xícara de açúcar refinado (130g)
- 2/3 xícara de açúcar mascavo (140g)
- 1 ovo
- 1 gema de ovo
- 1 1/2 colher de chá de extratode baunilha (7,5ml)
- 200g de Confeti (Ou M&M, ou Skittles etc)

Mode de fazer:
- Pré-aqueça o forno à 200ºC.
- Separe todos os ingredientes.
- Misture os açúcares com a manteiga até que fique uma mistura homogênea e fofa.
- Acrescente os ovo, bata bem e acrescente a gema, batendo bem até homogenizar novamente.
- Acrescente o extrato de baunilha.
- Misture os ingredientes restantes, exceto o Confeti, e acrescente à mistura aos poucos.
- Deixe a massa descansar na geladeira por meia hora.
- Retire da geladeira e espalhe pequenas porções um uma forma untada ou com papel manteiga. Essa massa se espalha bastante, lembre-se de dar bastante espaço entre as porções.
- Amasse um pouco cada porção e distribua bastante Confetis nelas, afundando um pouco cada uma na massa.
- Leve ao forno e asse por cerca de 15-20min cada leva, até que a borda do biscoito fique moreninha.
- Retire do forno e deixe os biscoitos descansarem, eles ainda estarão muito macios quando for tirar da forma, tome cuidado.
- Espere esfriar, coma e seja feliz.

     _ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Sorvete de Limão "Pimped It Up"

     _ Que história é essa de pimp it up my sorvete de limão?
     _ É só uma versão pra quem tiver balança culinária em casa e quiser usar o creme de leite fresco, um produto um pouco mais caro que o de latinha. A receita normal está aqui.
     _ Hmmmmmmmmm... besta...




Sorvete de Limão "Pimped It Up"*
Ingredientes para um pote de dois litros padrão de sorvete:
- 6 limões (Taiti,Siciliano ou Cravo) 
- 2 latas de leite condensado
- 600g de creme de leite fresco (pode usar uma lata de creme de leite como medida) 

Modo de fazer:
- Raspe os limões, reserve as raspas, e esprema o suco.
- Ponha tudo no liquidificador, menos as raspas, e bata até formar um creme fofo.
- Despeje na forma em que for levar para o congelador e deixe no mínimo 12 horas. 
- Caso o sorvete fique muito duro, é só deixar dez minutinhos na geladeira e se servir.

     _ Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!

*Receita adaptada de um livro da Nestlé tão antigo que não tinha mais capa.

Sorvete de Limão

     _ Ai, que calooooooor!!! Faz um sorvetinho pra Nonna aqui, faz, nipotinho?
     _ Faço, mas, primeiro, você sabe de onde surgiu o sorvete?
     _ Ai, meu Deus, tenho a impressão que não importa a resposta que eu dê, você vai fa-
     _ Sabe-se que doces gelados existem desde tempos antigos: no império Persa tinha-se o costume de misturar neve com suco de uva concentrado; Nero misturava gelo com frutas em Roma; e os chineses faziam algo parecido ao sorvete que conhecemos utilizando leite. E foi da China que Marco Polo importou o sorvete para a Itália e de lá ele se espalhou para a Europa quando Catarina de Médici levou confeiteiros italianos ao se casar com o futuro rei francês. Daí pro mundo foi um passo.
     _ Hmmmm... Interessante... acabou? Já vai passar a receita?
     _ Não. O sorvete é uma mistura láctea batida durante o seu processo de congelamento. Existem dois tipos de preparação: a estilo Filadélfia que leva leite, creme de leite, açúcar e saborizantes; e o estilo Francês que acrescenta ovos à mistura.
     _ Tá brincando que sorvete é mousse congelado?!
     _ É... Pode se dizer que o sorvete é um tipo de mousse que é constantemente mexido durante o processo de congelamento. Isso é feito para quebrar os cristais de gelo que se formam e deixar o sorvete mais macio.
     _ Nossa, que trabalhoso, não quero fazer mais não.
     _ Peraí! Essa receita aqui não precisa disso. Ela produz um creme tão macio que congela gostosinho sem esse trabalho! Pode ter algo a ver com a acidez do limão reagir com a gordura do creme de leite, acho que li isso em algum lugar...
     _ Para de inventar história e me alimenta!



Sorvete de Limão*
(Para uma versão  Pimped It Up desta receita clique aqui)
Ingredientes para um pote de dois litros padrão de sorvete:
- 6 limões (Taiti,Siciliano ou Cravo) 
- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite sem soro (deixa na geladeira um tempo, depois faça dois furinhos na tampa e escorra o soro)

Mode de fazer:
- Raspe os limões, reserve as raspas, e esprema o suco.
- Ponha tudo no liquidificador, menos as raspas, e bata até formar um creme fofo.
- Despeje na forma em que for levar para o congelador e deixe no mínimo 12 horas. 
- Caso o sorvete fique muito duro, é só deixar dez minutinhos na geladeira e se servir.

     _  Esperamos que vocês gostem! Façam, provem, tirem fotos e usem a hashtag #nonnatorta no Instagram para sabermos como ficou!!!



*Receita adaptada de um livro da Nestlé tão antigo que não tinha mais capa.